Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/migrar.faceres.com.br/public/wp-content/plugins/u-shortcodes/university-shortcodes.php on line 142 CEP - Apresentação - Faculdade Faceres

 (17) 3201-8200

  Seg à Sex 07:30h - 19h

  Sab 08h - 12h

CEP – Apresentação

Logotipo do Comitê de Ética em Pesquisa da FACERES

Seja bem-vindo ao CEP-FACERES.

 

O Comitê de Ética em pesquisa da FACERES (CEP – FACERES) é um colegiado interdisciplinar, especializado e independente, de relevância pública, de caráter consultivo, educativo e deliberativo, criado para defender e proteger os interesses dos participantes de pesquisa na sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento das pesquisas dentro dos padrões éticos.

 

Missão: Salvaguardar os direitos e dignidades dos participantes da pesquisa e contribuir para a qualidade das pesquisas desenvolvidas na instituição proponente (FACERES) assim como nas demais instituições que se faça necessária.

 

O CEP- FACERES tem como objetivo pronunciar-se no aspecto científico e ético sobre todos os projetos de pesquisa a serem desenvolvidos na Instituição, visando promover a adequação das investigações propostas na área da saúde e ciências humanas para um padrão de qualidade ética e científica garantindo o planejamento, condução, registro e relato de estudos clínicos que envolvam a participação de seres humanos com ênfase nos  direitos, na segurança e o bem-estar dos participantes de pesquisa assim como para as outras instituições indicadas pela CONEP/CNS/MS.

 

Desde nosso registro, 100% dos protocolos de pesquisa são tramitados via plataforma Brasil.

 

O CEP/FACERES obteve seu primeiro registro na CONEP em 2016 – Carta Circular nº 137/2016 CONEP/CNS/GB/MS, datada de 27/07/2016, válida por 3 anos.

 

Desde a aprovação de ser registro, o CEP-Faceres tem analisado os protocolos de pesquisas das diversas áreas do conhecimento do curso de medicina da FACERES e de instituições parceiras.

 

Nossa primeira reunião plenária aconteceu em dezembro de 2016 e desde então nossos números foram crescentes.

 

Em 2017

Gráfico 1: Número de protocolos de pesquisa analisados em 1 ano (dez/2016 a Dez/2017) pelo CEP-Faceres, Faceres, município de São José do Rio Preto, SP.

Considerando as análises realizadas no período de 1 (um) ano, o número de protocolos de pesquisa considerados pendentes na primeira reunião foi superior ao número de protocolos aprovados, como pode ser observado pelo gráfico abaixo.

Gráfico 2 – Número de protocolos de pesquisa analisados em 1 ano (dez/2016 a Dez/2017) pelo CEP-Faceres, distribuídos de acordo com seu status de aprovação em sua primeira reunião, Faceres, município de São José do Rio Preto, SP.

Gráfico 3 – Protocolos de pesquisa analisados em 1 ano (dez/2016 a Dez/2017) pelo CEP-Faceres, distribuídos de acordo com as pendencias geradas, Faceres, município de São José do Rio Preto, SP.

No período de dezembro/2016 a dezembro/2017 recebemos em nosso comitê 7% de protocolos de outras instituições enviados ao nosso serviço pela CONEP.

Gráfico 4 – Protocolos de pesquisa institucionais (internos) e externos analisados pelo CEP-Faceres no período dez/2016 a Dez/2017, Faceres, município de São José do Rio Preto, SP.

Considerando agilidade do processo ético no Brasil e a satisfação do pesquisador, o indicador de relevância para o CEP-Faceres é o de tempo para a aprovação do protocolo de pesquisa, o mesmo pode ser ilustrado pelo gráfico abaixo. Considerando o tempo da primeira submissão na plataforma Brasil até sua aprovação.

Gráfico 5 Tempo médio de aprovação do protocolo de pesquisa no período de dez/2-16 a dez/2017, totalizando o tempo médio anual de 40 dias, Faceres, município de São José do Rio Preto, SP.

2018

 

O CEP-Faceres iniciou 2018 com um número superior ao mesmo período de 2017. Trata-se de um número relativo e relacionado aos fluxos definidos pela CONEP via plataforma Brasil (figura 28). A análise de protocolos aprovados em primeira reunião plenária, antes de receber sua aprovação, continua gerando pendencias (figura 29). O tempo médio de aprovação passou de 40 dias em 2016 para 90 dias. Relacionamos esse achado relacionados a três protocolos de pesquisa nos quais os pesquisadores gastaram mais de 120 dias para resolução das pendências (figura 30).

Figura 6 – Número de protocolos de pesquisa analisados em 2018 pelo CEP- FACERES, FACERES, município de São José do Rio Preto, SP.

O CEP-Faceres iniciou 2018 mesmo com um número superior de protocolos de pesquisa analisados (81), as pendências da primeira versão diminuíram. Atribuímos esse fato ao papel educativo do CEP e maior aproximação com os pesquisadores e acadêmicos. Outro fato que tivemos sucesso e pode ser atribuído ao papel educativo foi a diminuição das pendencias relacionadas a objetivo, TCLE, inconsistência metodológica, inconsistências documentais e questões éticas. E diferente do ano anterior a maioria das pendencias foram relacionadas a inconsistência metodológica e questões éticas.

Figura 7– Número de protocolos de pesquisa analisados em 2018 pelo CEP-Faceres, FACERES, município de São José do Rio Preto, SP.

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 08h00 às 16h.

Clique aqui para submeter seu protocolo de pesquisa:
http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf

 

Contatos
Profa Dra Tamara Veiga Faria
Coordenadora Pesquisa
cep@faceres.com.br

Alline Trainoti
Secretaria CEP e CEUA
secretaria.cep@faceres.com.br

 

Endereço: Localiza-se na Avenida Anisio Haddad 6751,
CEP: 15090-305 – São José do Rio Preto/SP

Fone: +55 17 3201 8200 ramal 8223