Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/migrar.faceres.com.br/public/wp-content/plugins/u-shortcodes/university-shortcodes.php on line 142 Programa de Iniciação Científica - Apresentação - Faculdade Faceres

 (17) 3201-8200

  Seg à Sex 07:30h - 19h

  Sab 08h - 12h

Casa Pesquisa – Apresentação

Programa de Iniciação Científica – Apresentação

Programa de Iniciação Científica – Apresentação

O Programa de Iniciação Científica (PICIN) está diretamente relacionado ao desenvolvimento das atividades de Pesquisa na FACERES e em consonância com o Regimento Institucional, com a Missão e Projeto Político Pedagógico – componentes da atuação institucional responsiva diante dos desafios contemporâneos com relação ao Ensino, em sua correspondência indissociável com a Extensão e Pesquisa.

Trata-se de uma atividade de pesquisa na qual o aluno é iniciado na ciência e vivência de experiências vinculadas a um projeto de pesquisa, com elaboração e desenvolvimento sob a orientação de um docente, executado com ou sem bolsa para o aluno. Promove o envolvimento do aluno com a pesquisa e, consequentemente, sua formação científica.

Deverá ter OBRIGATORIAMENTE duração de pelo menos um ano (12 meses) e no máximo 3 anos (36 meses) e deve estar de acordo com o planejamento de trabalho proposto no projeto de pesquisa. Só poderá realizar iniciação científica alunos com projetos de pesquisa originais, excluindo a possibilidade de relato de caso e revisão de literatura. E poderá ser realizada com ou sem bolsa de iniciação científica.

O PICIN, desde sua implementação, contribui para o desenvolvimento científico da instituição. Seu histórico e planejamento futuro proporcionam a FACERES um lugar de destaque entre as instituições privadas. Além de oferecer aos nossos alunos uma possibilidade de aprimoramento de seu currículo.

Figura 1 – Distribuição por temática dos projetos de pesquisa cadastrados como Iniciação Científica no ano de 2015, Faceres, município de São José do Rio Preto, SP.

 

 

Figura 2 – Alunos de iniciação científica realizando procedimentos de estudo experimental.

Devido a abertura do biotério em 2015 e o interesse dos alunos pelas pesquisas experimentais representaram 52,3% das pesquisas de Iniciação Cientifica cadastradas em 2016 conforme ilustrado na figura abaixo.

Figura 3 – Divisão por temática dos projetos cadastrados em 2016 como Iniciação Científica, Faceres, município de São José do Rio Preto, SP.

 

 

Figura 4 – Distribuição por temática dos projetos cadastrados em 2017 como Iniciação Científica, total de 48 cadastradas, Faceres, município de São José do Rio Preto, SP.

 

Figura 5 – Número de Iniciações Científicas cadastradas no período de 2015 ao primeiro semestre de 2018, classificada quanto ao seu status, Faceres, município São José do Rio Preto, SP.

 

 

Os alunos interessados em desenvolver atividades de Iniciação Científica deverão entrar em contato com os docentes cadastrados nas linhas de pesquisa de suas respectivas áreas do assunto de pesquisa. E caso seja necessário auxílio na escolha da temática ou orientador, a coordenação de pesquisa estará à disposição!

 

Contatos

 

Profa Dra Tamara Veiga Faria
Coordenadora Pesquisa
pesquisamed@faceres.com.br

Alline Trainoti
Secretaria CEP e CEUA
secretaria.pesquisamed@faceres.com.br

 

Fone: +55 17 3201 8200 ramal 8223